terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

A Celulose e o Design

Já ouvimos falar de muita coisa feita com material reciclado, principalmente as famosas garrafas PET, muito embora dificilmente encontramos peças com design realmente bonito e produtos que verdadeiramente competitivos com demais no mercado que não são feitos com este tipo de material. Isso porém está mudando com o estudo das potencialidades estéticas das peças recicláveis. Muitas dessas peças são feitas a base de celulose. Cabe mostrar aqui o interessante trabalho da empresa OKUPA (site: http://www.okupakit.com) que desenvolveu móveis feitos com papelão reciclado. É uma boa dica para apartamentos de jovens, estudantes, ou para quem é mais moderninho.
Claro, é evidente que nos perguntamos sobre a durabilidade de móveis feitos assim, mas não subestime a força da celulose. A pesquisadora Gerusa Salado desenvolveu uma casa feita com tubos de papelão. É surpreendente. Apesar de estar ainda em fase de teste quanto a resistência, incêndios, instalações, a casa resistiu bem contra fortes intempéries no interior de São Paulo.
 
A vantagem é que a casa dispensa fundações profundas. Ressaltando que o design foi levando em consideração, a primeira vista não conseguimos sequer identificar o material, já que a atenção volta-se para a forma.
 A celulose, o papel está marcadamente forte no design. É inevitável falar de celulose e chegar ao assunto das roupas de papel e mais inevitável ainda deixar de mencionar o estilista Jum Nakao em seu desfile “A costura do Invisível”. Segue vídeo do desfile.

O Estilista desenvolveu peças finas todas feitas com papel talhado num grande apuro técnico. As peças de grande beleza parecem brincar com o rígido papel fazendo-o parecer um delicado tecido. 



 O melhor é que ao final do desfile todas as modelos rasgaram as peças, aos sons eufóricos de risos, palmas, e choro da platéia.
Certa vez, fiz um figurino que possuía uma das peças em papel, um colete que, como não dispunha da tecnologia de Nakao, talhei um a um os desenhos usando estilete. Inspirado em Jum Nakao, em determinada parte do solo, o ator também rasgou seu colete. Segue imagem:


2 comentários:

  1. Sou apaixonada pelos trabalhos de Jum Nakao...minha fonte inspiradora...Este mês me encontrarei com ele...Amoamoamo demais:D

    ResponderExcluir