O pavilhão alemão para a Feira Mundial de 1929 em Barcelona (Pavilhão Barcelona) é um marco importante na história da arquitetura moderna. Edifício projetado pelo arquiteto modernista Ludwig Mies van der Rohe que dispensa qualquer tipo de apresentação por ter sido um dos idealizadores do movimento modernista na Europa e nos Estados Unidos.
A obra é conhecida pelo jogo inteligente de volumes, pela distribuição das paredes, pelo uso do vidro e aço (pilares em aço em forma cruciforme), combinados com pedra (mármore).
“Deus está no detalhe”, dizia o arquiteto, o que pode ser observado na riqueza e racionalidade com que Mies elabora seus espaços.
Para os amantes do design, no mobiliário foram usadas as famosas cadeiras Barcelona, até hoje usadas em ambientes sofisticados e criação do próprio Mies. Assim como na arquitetura, as boas obras no design de mobiliário são atemporais.
Como tratava-se de uma feira, o pavilhão foi posteriormente desmontado, mas pela dimensão que a obra tomou internacionalmente, foi remontado e hoje é aberto a visitação em Barcelona – Espanha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário