domingo, 16 de outubro de 2011

Centro de Convenções de Rimini, na Itália.


Destaque do projeto assinado pelo escritório GMP Architekten é a entrada em forma de concha, toda coberta por vidro.

   Será inaugurado neste sábado (15), em Rimini (Itália), o centro de convenções de Rimini, projetado pelos arquitetos do escritório alemão Gerkan, Marg und Partner Architekten (GMP). O complexo compreende quatro áreas distintas, que contêm auditórios grandes e pequenos, em dois níveis diferentes.


Estrutura em forma de concha é coberta com vidro


   O destaque do projeto é sua entrada principal, localizada na porção leste do complexo. A estrutura em forma de concha é toda coberta por vidro. Seguindo a sua forma, o anfiteatro que fica sobre a entrada lembra o antigo teatro que existia na cidade de Rimini, com um espaço semi-circular que pode acomodar até 1,6 mil pessoas.
   
   A fatia central do edifício abriga o maior auditório do complexo, com aproximadamente 4,8 mil m² de área e capacidade para 4,7 mil pessoas. Esse espaço, com 12 m de altura interna, conta com várias paredes retráteis, que podem dividir o auditório em pequenas partes, de acordo com a necessidade da apresentação. Em volta do auditório ficam as áreas técnicas, para intérpretes e a administração.
  
   O foyer em forma de "U" envolve esse auditório e faz a conexão com as outras áreas do centro de convenções. Esse espaço, que conta com vidro em sua cobertura, com altura de 12 m, serve como área de circulação e também poderá receber algumas exposições relacionadas com os eventos que acontecem no local.

   A parte norte conta em seu pavimento térreo com espaços para pequenos auditórios, que podem abrigar entre 300 e 600 pessoas, as cozinhas e um outro foyer. No pavimento superior, há um auditório para 300 pessoas e outros para até 120 pessoas. No sul, a praça interna coberta com vidro pode se transformar em área de exibição. Assim como a parte norte, auditórios de diferentes tamanhos se dividem pelos dois pavimentos.

Forma remete ao teatro que existia na cidade


Edifício é dividido em quatro partes diferentes


Hall de entrada do edifício


Auditórios são todos conectados internamente


Auditório principal pode ser dividido em vários menores


Auditório para 1,6 mil pessoas fica sobre a entrada principal




Fonte Revista aU




Nenhum comentário:

Postar um comentário