domingo, 23 de outubro de 2011

Estação de trem em Tianjin, na China.


Escritório GMP projetou telhado curvo com estrutura metálica em forma de losango


    O escritório alemão Gerkan, Marg und Partners Architekten (GMP) anunciou o término da construção da estação de trem Tianjin West, localizada em Tianjin, na China. A construção do edifício de 179 mil m² durou aproximadamente dois anos e meio. O projeto foi escolhido através de um concurso realizado em 2007.



     O destaque do projeto é a cobertura de 57 m de altura e quase 400 m de comprimento, que tem uma forma de um "cano de canhão", que cobre todo o pátio da estação. "O telhado curvo é como um grande portal para a cidade, enquanto o grande pátio sob ele é um espaço clássico de trânsito", dizem os arquitetos.
   
     A cobertura é sustentada por uma estrutura metálica com desenhos em forma de losango, que vão diminuindo quando chegam ao centro. Sobre a estrutura, vidro cobre todo o pátio principal da estação, por onde é feita a conexão com as plataformas da estação. Internamente, a cobertura é revestida com uma membrana quase transparente, que permite a entrada da luz, mas impede a passagem da radiação.


     Os portais em forma de arco dos lados leste e oeste, por onde é feita a entrada na estação, são exatamente simétricos. Além disso, eles são fechados com vidro, permitindo a entrada da luz. A entrada é feita no nível das plataformas e depois sobe-se um andar para o pátio principal. Sob o nível das plataformas principais, há plataformas subterrâneas. A fachada frontal da estação é composta por várias colunas de concreto, que criam um pátio coberto na frente do edifico.

     A cidade de Tianjin fica a 130 km de Pequim e serve como uma parada entre a capital chinesa e a cidade de Xangai, além de realizar a conexão com várias cidades menores da região. O projeto funcionou como uma forma de conectar a região comercial da cidade, que fica no norte, e a parte mais antiga da cidade, que fina mais ao sul.


Nenhum comentário:

Postar um comentário