Alguns discutem sobre como a arquitetura influência a música: como a evolução da música clássica ocidental é baseada na acústica de acordo com seu espaço de atuação.
Outros discutem sobre como a música influencia a arquitetura: como o uso da música, ou dos princípios da teoria musical tem a capacidade de expandir a criatividade do designer no processo de criação.
A Arquitetura como uma sequência de espaços harmonicos:
Pitágoras foi o primeiro a estabelecer uma noção relativa de proporção musical, ele acreditava que a música poderia ser representada atraves das relações matemáticas, que também são as relações do Cosmos. Arquitetos renascentistas usaram estas proporções musicais em sua arquitetura pois acreditavam que “O homem era a imagem de Deus e que as proporções do seu corpo eram produzidas por vontade divina, de modo que as proporções na arquitetura deveriam abraçar e expressar essa mesma ordem cósmica (Wittkower, 1949). ”
A arquitetura de um instrumento musical conta com a elaboração de um espaço definido para que o som possa ressoar completamente através do instrumento. Se a arquitetura é vista como um instrumento musical, então os sons gerados e manipulados dentro do seu espaço tornam-se um fator principal nessa experiência arquitetônica.
Referências:
• Bloomer, Kent C. / Moore, Charles W., Body, Memory, and Architecture. Yale University, (1977)
• Cytowic, Richard E., Synaesthesia:a Union of the Senses. New York: Springer-Verlag (1993)
• Cytowic, Richard E., The Man who Tasted Shapes. G.P. Putnam’s Sons, New York, (1993)
• Martin, Elizabeth, Pamphlet Architecture: Architecture as a Translation of Music. Princeton Architectural Press, (1994)
• Rasmussen, Steen Eiler, Experiencing Architecture. MIT Press, (1964)
• Riad, Mahmoud, Al Masmaa’ – The Place of Listening (Architecture: City, Music, and Culture), Lap Publishing (2010)Wittkower, Rudolf, Architecture Principles in the Age of Humanism, 4th edition. W.W. North & Company, New York, (1949)
• Xenakis, Iannis, Musique Architecture. Tournai: Casterman, (1971)
Nenhum comentário:
Postar um comentário