terça-feira, 20 de maio de 2014

“Apertamento?” Compense a falta de espaço


Nos dias de hoje, nada mais prático que um apartamento pequeno e funcional, mas o que é bom, também pode se transformar em um problema, pois a maioria dos móveis ficam grandes para a decoração. A seguir, 08 projetos de apartamentos pequenos, quitinetes e lofts com boas soluções para aproveitar o espaço.

Estante vazada


Vazada, feita de laca branca, a estante é a única divisória nesse micro-apartamento de 32 m². Ao mesmo tempo em que divide os ambientes, ela os une, ampliando assim o espaço.  Numa ponta, há uma base de estudos e na outra a mesa para refeições. A televisão tem uma base giratória, para que possa ser assistida tanto do quarto quanto da sala.

Cama elevada


Com 50 m², esse apartamento precisava ter um quarto confortável para o homem solteiro que ali vive e uma sala também confortável. Para issoo cômodo se transforma: De dia, é uma sala, com a TV virada para ela. À noite, o móvel da televisão gira, voltando-se para a cama que estava elevada em um móvel. Atrás dele, foi feito um closet.




Cama inteligente



Em apenas 26 m², não se podia criar muitos ambientes nessa quitinete. Então um único ambiente em que a cama e o armário predominam foi criado. A cama foi feita no estilo tatame. Uma de suas laterais se abre em dois baús para guardar roupa de cama, e sob ela estão três gavetões profundos, que recebem desde os sapatos, até os materiais de limpeza. O grande armário recebeu portas espelhadas, que além de ajudar a deixar o ambiente mais claro, não o deixam com cara de armário de quarto.

Uma TV para todos os ambientes


Aqui se optou por aproveitar os móveis da cozinha e a mesa de jantar fixa na parede, que considerou boas soluções já existentes no apartamento. Complementou a decoração com o predomínio do azul, para deixar o ambiente masculino. Fez também um rack com suporte central giratório, que permite que a TV seja vista do sofá, da mesa ou do canto de leitura. Somente o quarto é separado por um painel com prateleiras e porta de correr.

Copa em um móvel


Esse flat de 30 m² foi pensado para um advogado que viaja muito e não tem o hábito de cozinhar. Por isso, foi priorizado o que interessava a ele, que era  o conforto da cama, a televisão e uma bancada de trabalho, que foi feita em vidro, para deixar o ambiente leve. Ela projetou um móvel que serviu de mini-copa: dentro dele, estão uma pia e prateleiras para as louças e microondas. Sob o móvel, um frigobar e uma mini-adega.

Cozinha escondida


Este apartamento de 50 m² é praticamente apenas quarto e sala, integrados em um ambiente dividido por uma estante. Isso porque a cozinha fica escondida em uma cabine de portas sanfonadas. Quando está fora de uso, basta fechar as portas e pronto, nem parece que existe uma cozinha ao lado do home theater. 

Sala-quarto em um único móvel


Morando em um apartamento de um cômodo só, muitas vezes não há como ter sofá e cama. Falta espaço. O móvel ITO da Mobilli Intelligenti é ideal para esses casos: é uma sala, com sofá e estante, que pode virar cama de casal. E para facilitar, a estante desce sem virar, mantendo as peças no lugar. A marca possui vários outros móveis no mesmo estilo.

Móveis arredondados


Além de integrar os ambientes neste pequeno apartamento, a arquiteta lançou mão dos móveis arredondados na decoração para aproveitar melhor o espaço. Sem cantos pontudos, esses móveis facilitam a circulação. As prateleiras próximas ao teto ajudam a criar linhas horizontais, que tem o efeito visual de alongar o ambiente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário