sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Horta em apartamento: é possível!

Cozinhar com temperos frescos não é exclusividade de quem mora em casa. Seja em vasos na cozinha ou em um canteiro na varanda, mostramos que é possível ter uma bela horta em apês de todos os tamanhos. Veja as ideias:

A horta em vasos fica na varanda gourmet projetada pela designer de interiores Cilene Monteiro Lupi.


A varanda com jeito de jardim é exatamente o que a moradora deste apartamento queria: aconchegante, com plantas e temperos frescos sempre à mão. O paisagista Roberto Riscala fez um projeto com diversas caixas de pínus. Há manjericão e alecrim.



Na varanda gourmet, a horta e a madeira de demolição, que cobre piso e paredes, dão a desejada sensação de se estar numa casa. Os vasos ficam sobre a mesa e em suportes na parede. Projeto do escritório Lovisaro Arquitetura e Design.



Uma horta com tamanho generoso. Foi o que a moradora deste apartamento pediu à paisagista Catê Poli e ao agrônomo Sérgio Menon. Eles aproveitaram os 2 m de largura da varanda para criar uma caixa de cumaru com interior de zinco de dois andares.



O paisagista Odilon Claro mora em apartamento, mas isso não o impediu de ter temperos frescos. “Montei uma horta na varanda com vasos no aparador. É uma solução para quem tem pouco espaço”, conta ele, que costuma plantar alecrim, pimentas e hortelã.

A moradora Patricia Bulhões gosta, sobretudo, da varanda com jardim. “Tem até grama de verdade no chão”, orgulha-se. Ali, ela colhe temperos para cozinhar com o marido, o arquiteto Thiago Passos.


A moradora, que cresceu em uma fazenda, fazia questão de ter uma horta, para comer verduras plantadas por ela. Como a cobertura recebe bastante sol, o pedido foi facilmente atendido pela paisagista Juliana Freitas e hoje há alface, rúcula e rabanete.

Vasos em degradê de azul dão cor à horta da arquiteta Gabriela Marques, na bancada da cozinha.


O terraço deste apartamento é ligado ao quarto de Rafaela, filha da designer de interiores Silvia Cavalcanti. A menina faz questão de cuidar da pequena horta existente lá.


Do janelão da ex-lavanderia, incorporada à área social com a reforma do designer de interiores Gabriel Valdivieso, entra a luz para a pequena horte no caixote, que fica sobre o carrinho. Casa de Gabriela Carvalho de Melo.

Logo na entrada da cozinha fica um grande vaso, onde são plantados, juntos, vários temperos. Cozinha dos chefs Janaína e Jefferson Rueda.



Um canto da bancada da ampla cozinha projetada pela SAO Arquitetura tem uma horta em vasos. Ela fica ao lado de outros temperos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário