segunda-feira, 11 de abril de 2011

Enganos comuns na hora de decorar a sala...

Distribuir os móveis de maneira a harmônica em um ambiente é uma tarefa as vezes bastante difícil. Muitas vezes as pessoas olham fotografias na internet e tentam copiar em casa o que muitas vezes funciona e em outras ocasiões não. Decorar é observar o espaço, ou seja, cada lugar é um lugar, com suas demandas diferentes. A posição das janelas, das portas, o desenho do ambiente, tudo interfere. Antes de colocar um enorme sofa na sala, deve-se atentar com a função primordial que é circular de um ambiente para outro, ou seja deve-se procurar um sofa proporcional ao seu ambiente. Assim também com a mesa de centro, ela é um ótimo apoio porém não cabe em muitos ambientes, estrangulando as passagens, como no exemplo abaixo:

 Uma opção a isso sao as mesinhas laterais de apoio.

Muitas vezes, principalmente quando o espaço da sala é quadrado, é preferivel abrir mão de um dos ambientes.

Outro fator importante é entender os habitos dos moradores. Muitas vezes as salas de jantar tornam-se ambientes sem uso e os espaços de convívio tornam-se pequenos. Dependendo dos habitos da família pode-se abrir mão da sala de jantar e fazer dois espaços de estar.

As plantas em “L” são otimas para ambientar. Pode-se ter 2 ou 3 ambientes.

 

A ideia de unir sala e cozinha (cozinha americana) é interessante para ampliar os espaços visualmente, mas nem sempre é a melhor opção, tudo depende dos habitos dos moradores, do sentido de ventilação, da iluminação, etc. 

Boas ideias não são universais. O ideal é a contratação de um profissional, mas, se não houver muito dinheiro para isso, procure olhar com bom senso para as “ótimas ideias” das fotos nas revistas, observando primeiramente o espaço que você tem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário