domingo, 10 de abril de 2011

O mestre Sérgio Rodrigues

Arte vem de família? Se pensarmos em Chico Buarque podemos dizer e sim, se pensarmos em Sérgio Rodrigues, confirmamos... Sobrinho do jornalista e dramaturgo Nelson Rodrigues, Sérgio é um dos grandes nomes no design Brasileiro e mundial, uma das mais admiráveis personalidades do design em nosso país.




O traço coerente e único inscreveu seu nome na história do design do século 20, sobretudo pela criação de uma grande variedade de produtos, dos quais o mais famoso é a Poltrona Mole.


Na IV Bienal do Móvel, Cantu, Itália 1961, foi premiado com a Poltrona Sheriff entre 400 candidatos de 
35 países."  (conhecida aqui como Poltrona Mole).


Arquiteto, começou a trabalhar na área no berço da arquitetura moderna brasileira, que buscava também sua identidade nacional e depois caminhou para o desing de móveis onde se especializou.  Porem o artista ainda atuou no planejamento de interiores, na ambientação, na cenografia e na decoração. 


No âmbito dos interiores, colaborou com os mais importantes arquitetos brasileiros e, em sua própria loja - A Oca (referencia indígena) - prestou várias consultorias no país e no exterior legitimando o "interior design" no Brasil.


Desenhou para os grandes nomes da arquitetura moderna, inclusive nomeando seus móveis com estes grandes nomes, como a cadeira Lúcio Costa e a poltrona Oscar:


Poltrona Oscar - Sérgio Rodrigues


Selecionei aqui alguns exemplos darte de Sérgio Rodrigues:
Poltrona Beg - Sérgio Rodrigues

 Cadeira Diz - Sérgio Rodrigues



Cadeira Katita - Sérgio Rodrigues




Este é bem irreverente, chama-se Cadeira Chifruda - Sérgio Rodrigues



Esta é minha cadeira predileta, chama-se Kilin, para mim resume a obra, a delicadeza e riqueza formal do designer, o uso do couro e da madeira nesta cadeira revelam o desenho de um grande mestre.

Para Lucio Costa, em algumas peças Sergio Rodrigues conseguiu resgatar o espírito da mobília tradicional e também aspectos do Brasil indígena.
"A aproximação de desenho do móvel moderno com certos objetos da cultura brasileira, e a não preocupação com modismos, acentuam o espírito de brasilidade que tanto busca Sergio Rodrigues.” Maria Cecília Loschiavo.


Todas as imagens foram retiradas do site pessoal do artista:

Nenhum comentário:

Postar um comentário